Introdução Detalhada aos Sistemas de Transmissão de Bicicletas de Estrada SHIMANO e SRAM

Introdução Detalhada aos Sistemas de Transmissão de Bicicletas de Estrada SHIMANO e SRAM

Introdução Detalhada aos Sistemas de Transmissão de Bicicletas de Estrada SHIMANO e SRAM

Vamos nos familiarizar com os sistemas de transmissão de bicicletas de estrada

 

Assim como nas bicicletas de montanha (MTB), os sistemas de transmissão de bicicletas de estrada incluem um cassete, um conjunto de pedivela, um movimento central, uma corrente, manetes de freio, alavancas de câmbio (conhecidas como "brifters" nas MTBs), um desviador traseiro, um desviador dianteiro e cabos. No entanto, ao contrário das transmissões de MTB, os sistemas de transmissão de bicicletas de estrada focam mais na velocidade, aerodinâmica e leveza, enquanto as transmissões de MTB enfatizam mais o desempenho fora de estrada, rigidez e durabilidade.

Atualmente, a maioria dos conjuntos de transmissão de bicicletas de estrada possui duplo prato, e as configurações de prato único ainda não são tão comuns. Um dos modelos de prato único mais conhecidos em bicicletas de estrada hoje em dia é o 3T Strada.

O mercado de transmissões de bicicletas de estrada é dominado principalmente por três marcas: Shimano, SRAM e Campagnolo, enquanto FSA e Rotor representam opções mais de nicho.

Este artigo se concentrará principalmente em Shimano e SRAM.

SHIMANO

O Shimano pode estar em pé de igualdade com o SRAM no mundo das bicicletas de montanha, cada um com suas próprias forças e seguidores.

No entanto, no mundo das bicicletas de estrada, é inegável que a Shimano ocupa uma posição mais dominante.

 

 

De acordo com a lista oficial de classificação dos conjuntos de transmissão de bicicletas de estrada da Shimano, os sistemas de transmissão de bicicletas de estrada podem ser divididos grosseiramente em 3 níveis.

Nível alto:

Dura-Ace Di2

Dura-Ace R9100

Ultegra Di2

Nível médio-alto:

Ultegra R8000

105 R7000

Nível de entrada:

Tiagra R4700

Sora R3000

Claris R2000

Série Claris:

 

A Claris R2000, sendo o modelo de entrada da Shimano, é projetada para deslocamentos diários e está disponível em versões com alavancas de controle duplo STI (para guidões curvos) e alavancas de câmbio STI (para guidões retos). Apesar de ser de nível de entrada, a Shimano equipou a Claris com roteamento interno de cabos para eliminar o efeito de "rabo de cobra" e utilizou um design de pedivela de quatro braços. Ela suporta opções de 8/16 velocidades.

Série Sora:

 

A Sora R3000, uma atualização da série 3500, foi lançada em 2016 e é direcionada a ciclistas recreativos iniciantes para o condicionamento físico diário e ciclismo urbano. O R3000 utiliza um design de pedivela de quatro braços e, graças à tecnologia descendente, oferece controle STI de 9 velocidades com cabos internos. Os ciclistas podem escolher entre um duplo prato 50-34T ou um triplo prato 50-39-30T, com um tamanho máximo de cassete de 11-34T.

Série Tiagra:

 

A Tiagra 4700, lançada em 2015, é otimizada para ciclismo diário e uso leve fora de estrada, direcionada a ciclistas iniciantes. Ela adota tecnologias-chave das séries de engrenagens de alta gama, oferecendo opções de prato 52-36T e 50-34T. No entanto, em termos de velocidades, o R7000 é de 11 velocidades, enquanto o 4700 é de 10 velocidades. Em termos de peso total, o R7000 pesa 2540 g, enquanto o 4700 pesa cerca de 2866 g.

Série 105:

 

O novo 105 R7000, lançado no início de 2018, é direcionado a ciclistas iniciantes e introduz versões de freios a disco. O 105 sempre foi sinônimo de bom valor e está presente em muitas bicicletas de estrada vendidas por 800 a 2000 euros. O R7000, como o grupo de 11 velocidades mais acessível da Shimano, compartilha muitas características com o Ultegra e o Dura-Ace. O R7000 possui uma alavanca de câmbio com curso mais curto para trocas de marcha mais rápidas e precisas. Quanto aos desviadores dianteiros e traseiros, o R7000 oferece opções de prato 50-34T, 52-36T e 53-39T.

Série Ultegra:

 

A Ultegra R8000, lançada em 2017, é direcionada a ciclistas entusiastas que buscam melhorar seu nível de ciclismo. A Ultegra é conhecida há muito tempo por sua excelente relação entre qualidade e preço e muitas vezes é encontrada em bicicletas de estrada vendidas por 800 a 2000 euros. O R8000 oferece muitas tecnologias semelhantes à Ultegra e ao Dura-Ace. Ele oferece excelente desempenho nas trocas de marcha com um curso de alavanca mais curto e opções de prato 50-34T, 52-36T e 53-39T.

Ultegra Di2:

 

O Ultegra Di2 é a versão de troca eletrônica da Ultegra e é um dos dois conjuntos de transmissão eletrônica da Shimano. O Ultegra Di2 pode ser configurado com trocas sincronizadas ou semissincronizadas, permitindo que o ciclista escolha entre o uso do desviador dianteiro (completo) ou traseiro (semiautomático) para trocas de marcha automáticas, otimizando a posição da corrente para cada relação de marcha e evitando atritos na corrente. Além disso, o Ultegra Di2 introduz novos botões personalizáveis na parte superior para melhorar a personalização das trocas de marcha.

Série Dura-Ace:

 

A Dura-Ace R9100, lançada em 2016, é direcionada a corredores de elite e profissionais para competições e treinamentos de alto nível. A R9100, como o grupo de alta qualidade da Shimano, apresenta muitas melhorias e otimizações em comparação com o R9000. As alavancas de câmbio foram redesenhadas para melhor ergonomia com padrões antiderrapantes nas capas. Os desviadores dianteiros e traseiros foram otimizados para roteamento de cabos, e o desviador dianteiro possui um mecanismo integrado de ajuste da tensão do cabo. O desviador traseiro mantém a famosa tecnologia Shadow da Shimano. Os pratos R9100 possuem um braço de manivela mais largo e têm uma construção oca para maior rigidez e eficiência na transmissão.

Dura-Ace Di2:

 

Como versão eletrônica da Dura-Ace, o Dura-Ace Di2 é atualmente o modelo mais caro na linha de grupos de estrada da Shimano. Ao contrário do SRAM eTap, o Dura-Ace Di2 não é verdadeiramente sem fio no sentido tradicional, embora tenha algumas características sem fio. O Dura-Ace Di2, assim como o Ultegra Di2, usa a tecnologia de troca sincronizada da Shimano. Além disso, os desviadores dianteiro e traseiro têm proteção integrada em caso de queda. Comparado com a geração anterior de troca eletrônica Dura-Ace, o Dura-Ace Di2 teve melhorias em termos de eficiência de troca de marchas, peso e funcionalidade.

SRAM

 

 

De acordo com a lista oficial de classificação de grupos de estrada da SRAM, os sistemas de transmissão de bicicleta de estrada podem ser divididos em 3 níveis.

Alto nível:

Red eTAP

Red

Alto nível-médio:

Force

Rival

Nível de entrada:

Apex

Nesta lista de produtos de transmissão de bicicleta de estrada da SRAM, os itens nas caixas vermelhas representam os modelos atuais mais comuns de grupos de estrada (versões com freios de aro), enquanto os marcados com o número "1" representam as versões de um único prato com freios a disco desses modelos. O Force CX1 é projetado para ciclismo off-road.

Série Apex:

 

- Versão de dois pratos

 

- Versão de um único prato

O Apex é o sistema de transmissão de entrada da SRAM, destinado a ciclistas amadores, mas com um peso mais leve em comparação com produtos semelhantes em sua categoria. O Apex está disponível em versões com freios de aro e freios a disco, como em toda a linha SRAM. Oferece opções de 11/20 velocidades. O Apex apresenta uma manivela compacta e seu desviador traseiro possui a tecnologia WiFli da SRAM, que oferece uma faixa de marchas mais ampla na cassete (11-36T), fornecendo mais combinações de marchas do que uma manivela tripla convencional e reduzindo o peso adicional. Além disso, o Apex herda algumas características dos modelos de alta gama da SRAM, como a troca Zero Loss, o ajuste do alcance da alavanca de freio e a troca Exact Actuation.

Série Rival:

 

O Rival é direcionado a ciclistas entusiastas, ao mesmo tempo em que é acessível. O Rival oferece opções de 11/22 velocidades e está disponível em versões com freios de aro e freios a disco. Ele apresenta uma alavanca de câmbio dedicada para cada desviador dianteiro, permitindo que os ciclistas tenham uma experiência mais precisa na troca de marchas. O desviador traseiro possui a tecnologia WiFli para oferecer uma ampla faixa de marchas em configurações de cassete maiores (11-32T). O Rival também possui a tecnologia de troca DoubleTap da SRAM e a troca Zero Loss para reduzir o tempo de resposta na troca de marchas.

Série Force:

 

O Force é direcionado a ciclistas entusiastas que buscam um desempenho de alto nível, mas que não querem gastar tanto quanto o Red. O Force oferece opções de 11/22 velocidades e está disponível em versões com freios de aro e freios a disco. Ele compartilha muitas características do Red, incluindo a tecnologia de troca DoubleTap e a troca Zero Loss, mas com um peso um pouco mais alto e um preço mais acessível. O desviador traseiro do Force possui a tecnologia WiFli para oferecer uma ampla faixa de marchas em configurações de cassete maiores (11-32T).

Série Red:

 

O Red é o grupo de estrada de alto desempenho da SRAM, destinado a ciclistas de elite e entusiastas que buscam o melhor em termos de desempenho e peso. O Red oferece opções de 11/22 velocidades e está disponível em versões com freios de aro e freios a disco. Ele apresenta a tecnologia de troca DoubleTap aprimorada, troca Zero Loss e a troca Yaw, que mantém a corrente em uma posição ideal para cada engrenagem selecionada, resultando em trocas de marcha mais suaves e precisas. O Red também possui a tecnologia AeroGlide da SRAM, que melhora a eficiência aerodinâmica. O desviador traseiro do Red oferece a tecnologia WiFli em configurações de cassete maiores (11-32T).

Red eTap:

 

O Red eTap é o grupo de estrada eletrônico da SRAM, oferecendo trocas de marcha sem fio e sincronizadas. O eTap usa tecnologia sem fio AIREA para comunicação entre desviadores dianteiro e traseiro, bem como com os comandos de troca localizados nas alavancas. O eTap oferece trocas de marcha precisas, rápidas e personalizáveis. O desviador traseiro possui a tecnologia WiFli em configurações de cassete maiores (11-32T). O eTap também apresenta a troca Yaw para manter a corrente em uma posição ideal em todas as marchas selecionadas.

Conclusão

Em resumo, tanto a Shimano quanto a SRAM oferecem uma variedade de opções de sistemas de transmissão de alta qualidade para bicicletas de estrada, atendendo a diferentes níveis de ciclistas, desde iniciantes até profissionais de elite. Cada marca possui suas próprias características distintas e tecnologias exclusivas que visam melhorar o desempenho, a precisão e a experiência do ciclista. Ao escolher um sistema de transmissão, é importante considerar suas necessidades individuais, estilo de ciclismo e preferências pessoais para garantir uma experiência de ciclismo agradável e eficaz.

 

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