Introdução à Marca de Trocadores de Marcha para Bicicletas L-Twoo na China

Introdução à Marca de Trocadores de Marcha para Bicicletas L-Twoo na China

Introdução à Marca de Trocadores de Marcha para Bicicletas L-Twoo na China

 

As marcas dominantes de trocadores de marcha para bicicletas com alta participação de mercado incluem três principais: a japonesa "Shimano", a americana "Sram" e a italiana "Campagnolo". Atualmente, no contexto de seus preços em alta e escassez, seja na compra de bicicletas completas, montagem ou atualização, tudo requer um custo monetário correspondente. Neste ambiente onde produtos exclusivos estão disponíveis, pode valer a pena experimentar conjuntos de trocadores de marcha fabricados na China. Nos últimos anos, o desenvolvimento de conjuntos de trocadores de marcha da China tem sido rápido, e avanços em tecnologias de pesquisa e produção os transformaram de "substitutos" baratos e de baixa qualidade em produtos competitivos. Após enfrentar desafios de mercado, um número crescente de fabricantes de bicicletas está começando a usá-los.

A partir de agora, vamos discutir os conjuntos de trocadores de marcha feitos na China, examinando sua aparência, usabilidade, como escolhê-los e fornecendo conselhos informativos para a seleção. Isso permitirá que os ciclistas entendam abrangentemente esses produtos.

Introdução da LTWOO, Uma das Primeiras Empresas na China a Desenvolver Conjuntos de Trocadores de Marcha

A LTWOO, localizada em Zhuhai, província de Guangdong, é uma das primeiras empresas na China a desenvolver conjuntos de trocadores de marcha. Fundada em 2013, a LTWOO, assim como várias outras empresas domésticas de trocadores de marcha de bicicletas, foi fundada por Liu Chunsheng, que tinha experiência de trabalho na SRAM. Após iniciar seu próprio negócio, a LTWOO concentrou-se na pesquisa e produção de kits de bicicletas esportivas/nível civil e gradualmente obteve pedidos de OE de várias marcas de bicicletas domésticas, tornando-se conhecida para um público mais amplo de ciclistas. Além dos kits de mountain bike com uma participação de mercado considerável, a LTWOO também lançou à venda kits de bicicleta de estrada desenvolvidos independentemente. Eles até mostraram produtos protótipos de trocadores de marcha eletrônicos atualmente em desenvolvimento.

Ciclismo de Montanha

 

 

 

Ciclismo de Estrada

 

Bicicletas Dobráveis

 

Combinando o catálogo de produtos mais recente da LTWOO para este ano com guias de configuração de alguns fabricantes de bicicletas completas, este artigo categorizará os vários produtos de kits da LTWOO de acordo com os tipos de bicicletas aplicáveis e os explicará aos leitores.

Seção de Mountain Bike

 

 

A LTWOO começou com kits de mountain bike, e seus kits de trocadores de marcha de mountain bike são chamados de "Série A". A Série A desfruta de uma participação de mercado relativamente alta no mercado de mountain bike. A adaptabilidade dos fabricantes domésticos é extraordinária. Apesar da prevalência de cassetes de 12 velocidades entre os principais fabricantes, a LTWOO introduziu um kit de mountain bike com uma única corrente de 13 velocidades, otimizando o espaçamento do grande cassete, que é compatível com cubos de cassete comuns sem exigir mudanças adicionais. Com base em diferentes relações de marcha, os produtos principais de mountain bike são A13/A12/A11. Esses produtos utilizam materiais de mais alta qualidade e o processamento de componentes mais preciso entre os kits domésticos, até mesmo comparáveis a acabamentos de nível de corrida, exibindo um estilo atraente e chamativo.

Os kits A13/A12/A11 têm a mesma estrutura e materiais para o câmbio traseiro, até mesmo os pesos são idênticos. Notavelmente, o destaque desses câmbios traseiros é o uso de uma placa de gaiola externa de fibra de carbono combinada com roldanas grandes equipadas com rolamentos selados à prova d'água, oferecendo apelo visual e praticidade.

O parafuso de montagem superior do câmbio traseiro (o que se conecta ao quadro) é feito de liga de alumínio e é anodizado na mesma cor que o restante do câmbio. Várias partes do câmbio também são vazadas para reduzir o peso.

 

O braço principal é alongado para suportar um cassete grande de 52T, e o design excêntrico do guia superior é deslocado.

 

Em comparação com o design da SRAM, a LTWOO diminuiu a altura do câmbio traseiro em 8mm, evitando efetivamente colisões com o gancho do câmbio traseiro e prevenindo danos.

Uma análise mais aprofundada do câmbio traseiro da LTWOO revela a influência do design da SRAM. A estrutura e o roteamento do cabo do corpo principal são influenciados pelos designs sem embreagem da SRAM de anos anteriores. No entanto, a LTWOO incorporou inovações e melhorias. Os câmbios traseiros de fibra de carbono A13/A12/A11 são compatíveis com cassetes de até 52T, alcançado por meio da otimização do comprimento e ângulo do braço principal e do design excêntrico da roldana superior. O câmbio traseiro otimizado tem um desempenho excepcional e evita o problema comum de modificações do gancho do câmbio traseiro causando problemas com cassetes de tamanhos extremos.

A alta tensão "tradicional" da SRAM também é evidente nos designs da LTWOO. Os kits A13/A12/A11 utilizam molas com maior tensão do que antes, que podem ser bastante rígidas e difíceis de manipular manualmente. Isso ocorre devido à ausência de um mecanismo de embreagem, necessitando de uma tensão de mola aumentada para compensar. Isso resulta em uma experiência de troca de marchas responsiva e rápida, tanto para cima quanto para baixo no cassete. A estrutura "shadow" do câmbio traseiro também é otimizada. Embora essa estrutura tenha sido inicialmente vista nos produtos da SRAM durante a era de 9 velocidades, a LTWOO a melhorou, tornando o efeito "shadow" do câmbio traseiro mais pronunciado. Após a instalação, ele é ainda mais discreto e seguro do que os modelos mais recentes da SRAM.

 

Quanto aos trocadores de marcha, não há muita diferença; na verdade, toda a série da LTWOO compartilha o mesmo design. A única variação vem das diferentes relações de marcha, levando a rampas de troca de marchas diferentes. Embora o design externo desses trocadores de marcha se assemelhe ao estilo sem janelas da SRAM, a LTWOO também conduziu pesquisas e otimizações independentes. O problema anterior de folga excessiva nas trocas de marchas dos trocadores de marcha maiores da SRAM foi superado, e o design da tampa de poeira do slot do cabo é mais compacto. Os trocadores de marcha da LTWOO se destacam pela sensação nítida e precisa, com trocas de marchas rápidas e distintas, alinhando-se bem com a abordagem de estilo americano da SRAM.

 

 

Movendo-se para um nível inferior, existe a série AX, que compartilha uma estrutura básica com a série principal. Além de um esquema de cores mais discreto, a principal diferença é que a gaiola de fibra de carbono é substituída por uma de metal. No entanto, ainda existem opções para relações de marcha de 13/12/11 velocidades. Além dos kits de corrente única que também suportam um grande cassete de 52T, agora existem opções para configurações de corrente dupla e corrente tripla. Embora um desviador dianteiro alternativo esteja disponível, o desviador traseiro multi-corrente correspondente é uma versão com um formato de gaiola diferente, suportando apenas cassetes de até 42/46T.

 

Entre os usuários do conjunto de primeira linha da L-Twoo, não há muitos problemas encontrados. O feedback recebido tem sido geralmente positivo. No entanto, a abordagem da L-Twoo de usar apenas uma mola de bobina grande para manter a tensão no braço do desviador traseiro para estabilizar a corrente está um pouco desatualizada. Afinal, os sistemas de amortecimento do desviador traseiro estão se tornando mais maduros, com a Shimano até incorporando o amortecimento do braço do desviador em seus modelos mais recentes DEORE de 11/12 velocidades. A confiabilidade e durabilidade do sistema de mola grande não são tão boas quanto os sistemas de amortecimento. No entanto, a posição dos produtos da L-Twoo é voltada para produtos de alta qualidade que competem com ofertas de médio alcance dos principais fabricantes pelo mesmo preço. Seus clientes-alvo não são propensos a usar seus produtos em cenários extremos, como corridas downhill, e andar regularmente em trilhas fora de estrada não desgastará aquela grande mola de bobina.

 

 

Da série A9 à A7, a L-Twoo posiciona essa série como de mercado de massa, comumente encontrada como equipamento original em veículos OEM, alguns até apresentando o logotipo da marca do veículo. À medida que você passa de números mais altos para mais baixos, os fabricantes reduzem precisamente as especificações, diminuem as relações de marcha e usam materiais de menor qualidade. Por exemplo, eles podem mudar de metal para plásticos de engenharia, usar buchas de metal em vez de rolamentos nas polias e substituir parafusos grandes por parafusos de aço ou ferro fundido. No entanto, o desempenho geral permanece relativamente consistente, com um preço mais acessível.

Em relação aos desviadores dianteiros, a L-Twoo oferece apenas dois modelos: top swing e down swing, com especificação de abraçadeira. Normalmente, esses são vistos apenas em veículos completos, independentemente do nível do conjunto. Em todos os níveis da série, os desviadores dianteiros são idênticos, diferindo apenas no acabamento da pintura.

Já que existem versões antigas e novas dos desviadores traseiros disponíveis no mercado, juntamente com várias cores e versões OEM, há pouca diferença na experiência do usuário. Ao fazer uma compra, preste atenção ao comprimento do braço principal abaixo do grande parafuso, pois isso indica o suporte para cassetes maiores que 42T. Além disso, escolha entre versões de gaiola média e gaiola longa com base em seus requisitos de capacidade de dente.

 

Além disso, os produtos da série A da L-Twoo, A5, A3 e A2, projetados para 9 velocidades ou menos, são considerados produtos de entrada, frequentemente encontrados em bicicletas de marca mais acessíveis. Para ampliar a adaptabilidade e as opções, a L-Twoo projetou duas relações de tração de cabo diferentes dentro desta faixa de produtos: uma para compatibilidade com a relação de tração de cabo 2:1 da Shimano e outra para a relação de tração de cabo 1:1 da SRAM. Se você pretende comprar dentro desta série, certifique-se de perguntar sobre a relação de tração do cabo, pois algumas versões podem tê-la impressa no braço do desviador.

 

                                   Modelo Antigo                                                   Modelo Novo

Para os diferentes designs de tração de cabo, a L-Twoo modificou principalmente o ponto de entrada do cabo no componente do braço superior, com todas as outras estruturas permanecendo inalteradas, permitindo a produção de componentes intercambiáveis. Esta série oferece uma ampla gama de compatibilidade e, como tal, inclui opções de gaiola curta, média e longa, tornando o desviador traseiro de gaiola curta adequado para muitos modelos de bicicletas de roda pequena. No entanto, vale ressaltar que existem versões antigas e novas dos desviadores traseiros. A versão antiga se assemelha visualmente à A7, herdando sua aparência da SRAM com mais componentes de metal e melhor acabamento, enquanto a nova versão otimiza o mecanismo de roteamento de cabo, simplifica os parafusos de fixação, mantém uma aparência mais limpa, tem um peso mais leve, mas inclui mais componentes de plástico. Além disso, os trocadores de marcha de menor custo agora vêm com uma versão com janela e apresentam uma operação de alavanca de polegar duplo de puxar e empurrar, semelhante aos trocadores de marcha de menor custo da Shimano, tornando-os amigáveis para ciclistas iniciantes, embora a versão com janela pareça mais plástica em comparação com a versão sem janela, faltando um toque premium.

 

 

As experiências dos usuários têm sido compartilhadas por muitos ciclistas, com base no conjunto RX/R9 de 11 velocidades mais recente disponível no mercado. Aqui está um resumo do autor:

Design Visual: 9/10 (Design nítido e dinâmico com um parafuso de alumínio leve e braço de desviador de fibra de carbono, muito atraente.)

Manuseio: 10/10 (Estilo americano, responsivo e excelente operação com um único polegar, como sempre.)

Experiência de Troca de Marchas: 9/10 (Embora a tensão da mola seja alta, a ausência de um sistema de amortecimento significa que ele não pode oferecer estabilidade de corrente final em situações off-road.)

 

 

 

Além disso, o autor também possui várias versões dos trocadores de marcha e desviadores traseiros A7 e A3. Para A7 e A5, muitos são feitos sob medida para fabricantes e apresentam uma ampla gama de combinações de cores. No entanto, existem diferenças nos materiais utilizados, incluindo se o corpo principal é feito de metal ou plástico de engenharia, se os parafusos são cromados ou de ferro fundido e até mesmo diferenças nos acabamentos de superfície, como pintura de precisão ou coloração por injeção. É essencial prestar atenção a esses detalhes ao fazer uma compra.

Quanto aos desviadores traseiros A3 e A2, eles vêm em duas relações de tração de cabo. A versão Shimano pode substituir o desviador traseiro original em alguns conjuntos de mountain bike Shimano 8 e 9 velocidades de baixo custo, oferecendo uma tensão melhorada e desempenho do desviador traseiro do tipo "shadow", que é bastante prático.

No campo do mountain biking, a L-Twoo atingiu seu pico. Esperançosamente, o fabricante continuará a investir em pesquisa e desenvolvimento para criar produtos mais inovadores e avançados, em vez de depender de designs mais antigos.

Modelos de Bicicletas com Guidão Reta e Bicicletas Dobráveis

 

Embora a L-Twoo categorize separadamente a série F, especialmente projetada para bicicletas dobráveis e bicicletas com guidão reto, ela ainda adere à lógica de modelo aninhado. A L-Twoo combina seus trocadores de marcha de mountain bike herdadas com desviadores traseiros de mountain bike curtos ou de estrada e desviadores dianteiros planos ou de abraçadeira para criar a série F. Por que essa combinação? Isso se relaciona com os requisitos exclusivos das bicicletas dobráveis. As bicicletas dobráveis usam principalmente um sistema de acionamento de cabo para baixo para os desviadores dianteiros, com menos ênfase nos trocadores de marcha. Para os desviadores traseiros, muitas vezes são usados modelos de gaiola curta para evitar interferência com o solo ao usar rodas de diâmetro pequeno.

 

Como o volume de produção da série F é relativamente pequeno, os preços de varejo tendem a ser mais altos. Para informar silenciosamente, os conjuntos de engrenagens OEM para certos modelos de bicicletas de marcas internacionais são fabricados pela L-Twoo. Isso sugere que os fabricantes internacionais estão começando a aceitar desviadores fabricados na China, aumentando o reconhecimento de mercado deles.

Modelos de Bicicletas de Estrada

Como mencionado anteriormente, a L-Twoo tem uma forte presença no mercado de conjuntos de engrenagens de mountain bike, enquanto seus conjuntos de engrenagens de bicicleta de estrada desenvolvidos independentemente foram introduzidos relativamente tarde. Há dois anos, houve uma prévia em um show de bicicletas, mas após um longo período de testes internos e feedback dos ciclistas, os produtos só foram totalmente revelados na Conferência da Indústria de Bicicletas realizada pela Associação de Bicicletas da China no final de 2020. A suíte completa foi apresentada ao público. Dado o cenário competitivo com vários fabricantes internacionais estabelecidos de conjuntos de engrenagens de bicicleta de estrada, os fabricantes chineses enfrentaram desafios no desenvolvimento de novos produtos devido a barreiras de patentes existentes. A L-Twoo conseguiu criar seus conjuntos de engrenagens de bicicleta de estrada com características exclusivas após muito esforço.

 

Os conjuntos de engrenagens de bicicleta de estrada da L-Twoo, conhecidos como a série R, correspondem aos seus homólogos de mountain bike. A linguagem de design para toda a série é consistente, categorizada com base nas relações de marcha. Opções de alavancas de fibra de carbono e alumínio estão disponíveis, com pouca diferença de desempenho entre os diferentes níveis. Em termos de design, as alavancas de câmbio de estrada da L-Twoo se inspiraram na Campagnolo (CP), proporcionando uma pegada confortável com uma leve adaptação da curva para melhor se adequar às palmas dos ciclistas asiáticos. A curva e a distância da alavanca de freio também oferecem uma sensação mais ergonômica, tornando o controle mais fácil. Essas características se alinham com o renomado design ergonômico da CP e a operação amigável ao usuário.

Todos os principais fabricantes de conjuntos de engrenagens de bicicleta de estrada têm patentes que protegem seus métodos de troca de marcha. A L-Twoo adotou uma abordagem única, com uma alavanca maior para trocar para marchas mais altas localizada atrás da alavanca de freio. Ela oferece um design de empurrar para fora, alinhado com os requisitos de força das mãos e sem interferir na operação do guidão. A redução de marchas é feita através de um pequeno botão no polegar localizado na parte interna do câmbio, facilmente acionado com o polegar. Até agora, você pode ter notado a semelhança com o design da Campagnolo. No entanto, embora a lógica seja semelhante à da CP, a implementação e a aparência são diferentes. Além disso, a característica da CP de múltiplas trocas rápidas para cima não está presente nos câmbios da L-Twoo devido ao tamanho menor do botão e aos mecanismos diferentes.

 

O fabricante afirma que seu câmbio traseiro de estrada é compatível com as relações de tração de cabo da Shimano. Estruturalmente, é direto e se assemelha aos designs iniciais de 11 velocidades da Shimano 5800/6800/9000. Esse tipo de câmbio traseiro é conhecido por seu movimento inicial rápido, trocas de marcha rápidas, construção leve, mas estabilidade modesta da corrente e compatibilidade limitada com cassetes muito grandes. A L-Twoo provavelmente escolheu essa rota de desenvolvimento devido à sua maturidade na acumulação de dados, ciclos de desenvolvimento mais curtos, riscos menores e facilidade de produção em massa.

 

O câmbio dianteiro de estrada é mais promissor, disponível em versões de montagem com abraçadeira e montagem direta. Ele utiliza um design de braço de tração de cabo estendido, semelhante aos designs iniciais de 11 velocidades da Shimano. Este design é bem estabelecido e funciona bem, oferecendo uma ação de tração de cabo leve e suave. No entanto, ele não possui uma proteção interna de nylon, que é uma característica encontrada nos conjuntos de engrenagens de estrada mais recentes da Shimano, como os modelos R7/8/9000. A Shimano também atualizou seu câmbio dianteiro para apresentar um design de oscilação lateral, tornando-o ainda mais ergonômico e amigável ao usuário. Para competir, a L-Twoo precisará fazer melhorias adicionais.

 

A L-Twoo também oferece um conjunto de engrenagens de corrente única para uso em gravel e estradas off-road, uma escolha lógica, dado que o design de atuação por cabo é compatível com as relações de tração de cabo da Shimano. A principal diferença entre este e o câmbio traseiro de mountain bike da L-Twoo é a modificação da rota do cabo e dos pontos de ancoragem do cabo para alcançar uma relação de tração de cabo compatível com a Shimano. Integrar e melhorar produtos já desenvolvidos e maduros é uma prática comum entre os fabricantes e permite complementar as forças uns dos outros.

 

Isso conclui a introdução aos conjuntos de engrenagens de bicicleta de estrada. Aqui está um resumo com base nos testes do autor dos conjuntos de engrenagens RX/R9 de 11 velocidades mais recentes disponíveis no mercado:

O último é o conjunto eletrônico

eRX Disc Carbon 2*12s Conjunto de Câmbio Eletrônico

Nº: eRX Disc Carbon 2*12s

Peso: incluindo o freio total: 1,3kg

Cor: Preto

 

Design de Aparência: 9/10 (Toque do designer, acabamento todo preto com detalhes estilosos e dinâmicos.)

Sensação de Manuseio: 8,5/10 (Ergonomia aprimorada para um melhor ajuste com mãos asiáticas, embora o botão de troca para cima pareça ligeiramente rígido.)

Experiência de Troca de Marchas: 8/10 (Estrutura tradicional para câmbio traseiro de estrada, com tensão aprimorada para trocas precisas. Tanto as trocas dianteiras quanto as traseiras são menos propensas a quedas de corrente, mas carecem de novas tecnologias.)

Onde estão as deduções? Embora a aparência seja bastante atraente, há espaço para melhorias nos detalhes. O uso de parafusos de microajuste de cabeça cruzada padrão e parafusos de aço cromado nos modelos de última geração pode ser visto como compromissos de custo. Seria ainda melhor se fossem substituídos por parafusos de aço inoxidável ou, melhor ainda, parafusos de alumínio pretos. Embora a lógica de troca de marchas seja simples, as molas internas da alavanca e as catracas são um pouco rígidas. Especialmente, o pequeno botão para trocar para cima requer mais força para ser acionado.

Os fabricantes proativos ouvem o feedback dos consumidores e trabalham para melhorar seus produtos.

Em conclusão, há espaço para melhorias nos câmbios da L-Twoo. Apesar de sua aparência atraente, é necessário prestar atenção aos detalhes. Parafusos de microajuste de cabeça cruzada padrão e parafusos de aço cromado em modelos de última geração podem ser atualizados para parafusos de aço inoxidável ou até mesmo parafusos de alumínio preto para uma melhor qualidade. Embora a lógica de troca de marchas seja simples, as molas internas da alavanca e as catracas são um pouco rígidas, especialmente o pequeno botão para trocar para cima, que requer mais força para ser acionado.

Fabricantes progressistas ouvem o feedback dos consumidores e trabalham para melhorar seus produtos.

 

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