Pneu traseiro plano. O que fazer quanto a isso?
Todos conhecem esta situação: está-se a pedalar e nota-se que é cada vez mais difícil avançar. Uma verificação rápida revela que o ar escapou do pneu traseiro. Na secção seguinte mostrar-lhe-emos como mudar o tubo interior enquanto estiver na estrada:
Nota: Limitamo-nos aqui ao método de mudança enquanto estamos de pé. Os mesmos passos também são possíveis quando a bicicleta é virada de modo a que o selim e o guiador toquem o chão.
1. mudar a cadeia
Para tornar a corrente o mais esticada possível, deslocá-la para a roda dentada mais pequena na parte traseira enquanto se desloca para uma mudança mais alta. Na frente, a corrente deve estar no anel mais alto ou médio da corrente.
2. Soltar o aperto rápido
Em primeiro lugar, soltar o aperto rápido. Este é um tensor na lateral da roda traseira que pode ser apertado e rodado.
3. levantar a roda traseira
Pode agora levantar a roda traseira. É melhor ter outra pessoa para o ajudar a segurar a bicicleta. Poderá ter de virar a corrente ligeiramente para fora.
4 Mudança do tubo interior
Depois de remover o pneu, deixar sair o máximo de ar possível. Pode então forçar o pneu a sair da jante. Isto pode ser feito manualmente ou com uma ferramenta adequada. O tubo pode então ser removido. Pelo contrário, um novo tubo pode ser inserido e insuflado.
5. Inserção da roda
Para reinserir a roda, colocar a corrente na roda dentada mais pequena e puxar o desviador traseiro para cima com o polegar e para trás com os dedos para que a roda possa ser colocada no quadro pela linha resultante.
6. verificar o pneu
O passo seguinte é verificar se a roda está a rodar correctamente. Neste caso, é especialmente importante que os discos de travão não esfreguem quando rodam livremente.
7. apertar o aperto rápido
O passo final é apertar a libertação rápida.
É isso mesmo!